PROJETO PEDAGÓGICO
TEMA: A magia da leitura e da escrita
PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental anos iniciais
DURAÇÂO: março, abril, maio e junho
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a leitura e escrita são ferramentas essenciais para construção dos conhecimentos que emanam da grade curricular proposta para cada nível de ensino. No entanto, o gosto pela leitura é algo que ainda necessita ser desenvolvido no aluno, para que leiam com mais freqüência e autonomia.
Diante disso, vemos a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio e compreenda os diversos objetivos da leitura. Para tanto, propomos um trabalho de incentivo à leitura a fim de que os alunos conheçam e despertem o prazer que o mundo da leitura nos trás, como também, tenham um maior acesso aos diferentes gêneros textuais, especialmente o literário.
OBJETIVO Geral
Analisar as dificuldades dos alunos e propor práticas discursivas de leitura e escrita para ajudá-los na superação das mesmas. Como também, desenvolver no aluno a consciência de que no nosso cotidiano lemos para informarmos, divertirmos e pesquisarmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar a leitura como fonte de informação, comunicação e instrução, via de acesso aos mundos criados pela literatura;
· Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, opinar, prever, recapitular, resumir, comparar opiniões, confrontar por meio da leitura, interpretação e escrita;
· Incentivar os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para quer criem mecanismos próprios de autocorreção;
· Trabalhar atividades lúdicas que revigorem o prazer da leitura;
· Desenvolver a habilidade de leitura observando a entonação e as rimas;
· Aplicar os diferentes recursos da escrita como: tipos de letras, sinais de pontuação, e elementos textuais, para produzir textos;
· Perceber as diferenças entre a linguagem formal e informal por meio de diferentes tipos de textos (bilhetes, cartas, convite, propagandas, ofícios, etc) e reconhecer em que contexto se usa cada linguagem;
· Relacionar os diferentes tipos de mensagens e suas características;
· Criar habilidades de entonação na leitura de acordo com os sinais de pontuação utilizados no texto;
METODOLOGIA
Recorrendo aos diversos recursos e suporte textuais, buscar-se-á utilizar procedimento metodológico que envolva práticas de leitura diária em sala de aula e fora dela, através de atividades como leitura deleite, interpretação, produção e reescrita de textos.
Para tanto, recorreremos a leituras diversas como: Contos, fábulas, literatura de cordel, literatura clássica, livros didáticos, paradidáticos, revistas, jornais, cartas, bilhetes e avisos. Reconhecendo a importância destes suporte tanto para construção de conhecimentos, quanto para orientação da vida em sociedade.
Procedimentos
· Visitas a bibliotecas do município;
· Leitura livre;
· Produzir varal de poesias, jornal da sala, murais com bilhetes, anúncios e propagandas, cartazes e painéis;
· Rodas de leituras;
· Leituras dramatizadas;
· Simulação de júris e jornais;
· Produção de histórias seriadas;
· Desenhos, recortes e dobraduras;
· Confecção de histórias em quadrinhos, livros, fotonovelas, paródias e quadrinhas.
CRONOGRAMA
Atividades | Meses | |||
Março | Abril | Maio | Junho | |
Elaboração do projeto | X | |||
Apresentação do projeto para os discentes | X | |||
Práticas de leitura em sala | X | X | ||
Visitas a bibliotecas | X | |||
Atividades de interpretação e produção de textos | X | X | ||
Confecção de painéis, jornal, murais e histórias em quadrinho | X | |||
Correio interclasse | X | |||
Culminância do projeto | X | |||
Avaliação | X |
AVALIAÇÃO
A avaliação é parte integrante do processo ensino aprendizagem, pois é por meio dela que se observa o progresso dos alunos e os pontos que precisam ser reforçados ou retomados. Ela permite que o aluno acompanhe o processo, aproximando-se do professor e de seus próprios objetivos, é imprescindível levar o aluno a perceber que o erro é parte do aprendizado e que o professor enfatize os avanços de modo a alimentar a autoconfiança e a motivação do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário