terça-feira, 10 de abril de 2012

Projeto de leitura

Pensando em melhorar a aprendizagem dos alunos em relação a leitura e a escrita   a equipe escolar da E.M. Cônego Ambrósio Silva, está desenvolvendo um Projeto de Leitura

 PROJETO PEDAGÓGICO

TEMA: A magia da leitura e da escrita
PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental anos iniciais
DURAÇÂO: março, abril, maio e junho

JUSTIFICATIVA
           
Sabe-se que a leitura e escrita são ferramentas essenciais para construção dos conhecimentos que emanam da grade curricular proposta para cada nível de ensino. No entanto, o gosto pela leitura é algo que ainda necessita ser desenvolvido no aluno, para que leiam com mais freqüência e autonomia.
Diante disso, vemos a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio e compreenda os diversos objetivos da leitura. Para tanto, propomos um trabalho de incentivo à leitura a fim de que os alunos conheçam e despertem o prazer que o mundo da leitura nos trás, como também, tenham um maior acesso aos diferentes gêneros textuais, especialmente o literário.

OBJETIVO Geral

Analisar as dificuldades dos alunos e propor práticas discursivas de leitura e escrita para ajudá-los na superação das mesmas. Como também, desenvolver no aluno a consciência de que no nosso cotidiano lemos para informarmos, divertirmos e pesquisarmos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Valorizar a leitura como fonte de informação, comunicação e instrução, via de acesso aos mundos criados pela literatura;
·         Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, opinar, prever, recapitular, resumir, comparar opiniões, confrontar por meio da leitura, interpretação e escrita;
·         Incentivar os alunos a fazer releitura e reescrita de seus textos, para quer criem mecanismos próprios de autocorreção;
·         Trabalhar atividades lúdicas que revigorem o prazer da leitura;
·         Desenvolver a habilidade de leitura observando a entonação e as rimas;
·         Aplicar os diferentes recursos da escrita como: tipos de letras, sinais de pontuação, e elementos textuais, para produzir textos;
·         Perceber as diferenças entre a linguagem formal e informal por meio de diferentes tipos de textos (bilhetes, cartas, convite, propagandas, ofícios, etc) e reconhecer em que contexto se usa cada linguagem;
·         Relacionar os diferentes tipos de mensagens e suas características;
·         Criar habilidades de entonação na leitura de acordo com os sinais de pontuação utilizados no texto;


METODOLOGIA

            Recorrendo aos diversos recursos e suporte textuais, buscar-se-á utilizar procedimento metodológico que envolva práticas de leitura diária em sala de aula e fora dela, através de atividades como leitura deleite, interpretação, produção e reescrita de textos.
             Para tanto, recorreremos a leituras diversas como: Contos, fábulas, literatura de cordel, literatura clássica, livros didáticos, paradidáticos, revistas, jornais, cartas, bilhetes e avisos. Reconhecendo a importância destes suporte tanto para construção de conhecimentos, quanto para orientação da vida em sociedade.


Procedimentos

·         Visitas a bibliotecas  do município;
·         Leitura livre;
·         Produzir varal de poesias, jornal da sala, murais com bilhetes, anúncios e propagandas, cartazes e painéis;
·         Rodas de leituras;
·         Leituras dramatizadas;
·         Simulação de júris e jornais;
·         Produção de histórias seriadas;
·         Desenhos, recortes e dobraduras;
·         Confecção de histórias em quadrinhos, livros, fotonovelas, paródias e quadrinhas.

CRONOGRAMA


Atividades
Meses
Março
Abril
Maio
Junho
Elaboração do projeto
X



Apresentação do projeto para os discentes

X


Práticas de leitura em sala

X
X

Visitas a bibliotecas

X


Atividades de interpretação e  produção de textos

X
X

Confecção de painéis, jornal, murais e histórias em quadrinho


X

Correio interclasse

X


Culminância do projeto



X
Avaliação



X



AVALIAÇÃO

A avaliação é parte integrante do processo ensino aprendizagem, pois é por meio dela que se observa o progresso dos alunos e os pontos que precisam ser reforçados ou retomados. Ela permite que o aluno acompanhe o processo, aproximando-se do professor e de seus próprios objetivos, é imprescindível levar o aluno a perceber que o erro é parte do aprendizado e que o professor enfatize os avanços de modo a alimentar a autoconfiança e a  motivação do aluno.

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